Bairro Azul

Projeto de Licenciamento de arquitetura na Rua Fialho de Almeida, em Lisboa. O terreno com uma forma triangular, uma reduzida empena e a proximidade ao muro obrigam a que o edifício seja preferencialmente voltado para a rua.

Para o desenho da fachada principal foi feito um levantamento das características das fachadas existentes na rua. Assim foram utilizados diversos elementos existentes nos outros edifícios de várias épocas, como o volume a delimitar as varandas, o desenho vincadamente vertical retirando o peso à construção, a marcação do embasamento, etc.

As varandas estão na continuidade das salas dos dois apartamentos, têm 1,5m de profundidade e oferecem uma relação com a rua, a mesma relação que acontece em outros edifícios da Rua Fialho de Almeida.

Esta é a fachada que tem preponderância e importância no conjunto edificado porque completa e consolida a fachada marginal dos edifícios já construídos na rua.

Os materiais a aplicar na fachada principal serão, à semelhança dos edifícios confinantes, o reboco pintado e a pedra dando qualidade e dignidade ao edificado e mais fácil manutenção no futuro.

Para oferecer dinâmica à fachada, e também por questões térmicas, optou-se por portadas de alumínio lacado a cinza para o ensombramento da mesma. Os vãos serão em alumínio lacado cinza e vidro duplo incolor.

Local: Lisboa, PT
Cliente: Dynamic Prodigy, Unipessoal – Lda
Data: 2021
Status: Licenciamento
Área bruta de construção: 2.395,91m²