Daniel Libeskind

Escrito por Diogo Freire de Andrade

 

“O seu trabalho é muitas vezes descrito como “desconstrutivista”, um estilo de arquitetura pós-moderna, caracterizado pela desfragmentação e distorção.”

 

 

 

Daniel Libeskind (nasceu em 12 de maio de 1946) é um arquiteto, artista, professor e cenógrafo polaco-americano. Fundou o Studio Daniel Libeskind em 1989 é conhecido pelo projeto e conclusão do Museu Judaico em Berlim, inaugurado em 2001.

 

 

Em 27 de fevereiro de 2003, o arquiteto ficou ainda mais famoso internacionalmente depois de vencer o concurso para o “Master Plan” para a reconstrução do local do World Trade Center em Manhattan, Nova Iorque.

A revista AD (Architectural and Design) descreve Libeskind como tendo dedicado grande parte da sua carreira a projetar edifícios visualmente dinâmicos, muitas vezes com ângulos quase impossíveis que parecem desafiar a gravidade.

 

 

O seu trabalho é muitas vezes descrito como “desconstrutivista”, um estilo de arquitetura pós-moderna, caracterizado pela desfragmentação e distorção.

Um exemplo é o edifício Imperial War Museum North no Reino Unido com as suas três partes cruzadas inspiradas em fragmentos de um globo partido.