Rua António Mega Ferreira

Escrito por Diogo Freire de Andrade

 

“A Exposição realizou-se devido à sua perseverança, liderança, visão e vontade.”

 

A Câmara Municipal de Lisboa em conjunto com a Junta de Freguesia do Parque das Nações homenageou António Mega Ferreira, no dia 22 de Maio de 2023, inaugurando uma rua com o seu nome. Uma homenagem merecida no dia em que se comemoravam 25 anos da inauguração da Expo’98.

 

 

António Mega Ferreira foi o pai da Expo’98, em conjunto com Vasco Graça Moura. Foram os dois que idealizaram e concretizaram a candidatura enquanto estavam à frente da Comissão para as Comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

Depois disso Mega Ferreira fez parte da Administração da Parque Expo´98 e mais tarde veio a ser Presidente da Sociedade entre 1999 e 2002.

A Exposição realizou-se devido à sua perseverança, liderança, visão e vontade.

 

 

Após a inauguração da Rua António Mega Ferreira, paralela à Gare do Oriente, houve a assinatura do memorando de entendimento para a instalação da Biblioteca António Mega Ferreira no Pavilhão de Portugal com 25.000 livros doados pelo antigo Comissário.

O memorando assinado entre a Câmara de Lisboa, a Universidade de Lisboa, a Junta de Freguesia do Parque das Nações e o representante dos familiares de Mega Ferreira inclui uma ótima notícia, o Centro Interpretativo da Expo’98, que já esteve no Pavilhão de Portugal, vai voltar a residir no Pavilhão projetado pelo Arq.º Siza Vieira. O Centro de Interpretativo é importantíssimo para que se possa mostrar o que foi a Exposição e a reabilitação urbana e ambiental da nossa freguesia.